Altavista Oftalmologia » Blog Archive Glaucoma - Altavista Oftalmologia

Glaucoma

É uma doença dos olhos que provoca um dano característico ao nervo óptico, órgão responsável por levar ao cérebro as imagens que vemos, e está associado ao aumento da pressão intraocular (PIO). É uma doença lentamente progressiva e quanto maior a pressão dentro do olho, maior a chance de lesão do nervo óptico, o que pode levar à cegueira. Há vários tipos de glaucoma, o mais comum é o glaucoma crônico simples.

Aumento da Pressão: o humor aquoso, líquido existente no segmento anterior do olho, circula constantemente para nutrir córnea, cristalino e malha trabecular. No caso do glaucoma, há uma menor drenagem do humor aquoso na região do trabeculado, levando a um aumento da pressão.

Sintomas: no início, a doença é assintomática. Geralmente, o paciente não sente nada nos olhos e a visão é normal. Na maioria dos casos, o glaucoma progride lentamente sem que o paciente se dê conta da perda gradual da visão lateral. Em geral, a visão vai piorando até que finalmente começa a afetar o campo visual central e se estabelece cegueira permanente. Alguns raros pacientes podem não ter sintomas oculares bem definidos, como dor nos olhos ou ao redor deles e alteração da visão, como halos coloridos, que são importantes avisos de que é necessário um exame oftalmológico completo. De modo geral, a doença aparece com mais frequência a partir dos 40 anos de idade, mas pode ocorrer em qualquer faixa de idade, dependendo da causa que provocou a pressão intraocular mais elevada.

Consequências: o dano causado pelo glaucoma pode se transformar em cegueira irreversível. É por isso que a prevenção ainda é o melhor remédio: quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.

Tratamento: inicialmente o tratamento é clínico e à base de colírios. Existem drogas por via oral que só são usadas em casos emergenciais. Alguns tipos de glaucoma estão associados a distúrbios que requerem tratamento específico. Cessada a causa, a pressão intraocular regride e o problema visual desaparece. Portanto, a medicação oftalmológica é usada por prazo curto enquanto se trata a outra doença que provocou o glaucoma, por exemplo, diabetes.

O glaucoma crônico – tipo mais comum da doença – exige o uso constante de colírios pela vida inteira, porque não tem cura. Como pode ser controlado por meio de medicação, cirurgia ou raio laser, o paciente precisa ser mantido sob controle ininterruptamente. O tratamento tem o objetivo de diminuir a pressão ocular e, por consequência, diminuir a lesão ao nervo óptico e não restaurar o que já foi perdido. Tratamento inadequado ou falta de tratamento podem levar à cegueira.

iStent: novo procedimento para tratamento do Glaucoma

A Oportunidade de Tratar o seu Glaucoma com um Procedimento Cirúrgico Simples

Se você tem glaucoma primário de ângulo aberto leve a moderado e está administrando seus sintomas de glaucoma com medicamentos, o iStent inject® pode ser a opção ideal para você. O iStent inject® é um implante minúsculo que ajudou milhares de pessoas com glaucoma a controlar com sucesso a pressão intraocular.

Abra seus olhos para um mundo de possibilidades

• O iStent tem um excelente perfil de segurança
• O iStent inject® pode ser implantado durante a cirurgia de catarata ou como um procedimento isolado. A maioria dos pacientes consegue manter a pressão ocular normal após o procedimento.

Se você acha que pode ser um candidato ao iStent inject®,  agende sua consulta para saber se o iStent inject® é adequado para você.