Cirurgias

Sondagem das vias lacrimais

A sondagem lacrimal é o tratamento indicado para a obstrução nasolacrimal congênita (ONLC), que é a alteração mais frequente do sistema lacrimal da criança. Em um terço dos casos a obstrução é bilateral. Resulta quase sempre da não perfuração da membrana que separa o canal lacrimo-nasal do meato inferior da fossa nasal.

Mais de 90% dos casos de obstrução nasolacrimal resolvem espontaneamente até aos 8-9 meses de idade. Durante este período, habitualmente efetua-se apenas tratamento médico. Quando a obstrução se mantém para além desta idade, deve considerar a possibilidade de se proceder a uma sondagem da via lacrimal.

Para a realização da sondagem lacrimal, dilata-se o ponto lacrimal (orifício do canal lacrimal) inferior e/ou superior, introduz-se uma sonda metálica através do respectivo canaliculo até ao saco lacrimal. Roda-se a sonda para obter um trajeto na direção do canal lacrimo-nasal e empurra-se a sonda até à fossa nasal. Para finalizar, pode fazer uma irrigação da via lacrimal com um líquido corado cuja passagem pode ser testemunhada por aspiração da fossa nasal.

 

MARQUE UMA CONSULTA

Ligue para (61) 3522-3232 ou se preferir clique aqui e encontre mais informações de contato de nossa clínica.

FALE CONOSCO

Tire suas dúvidas, envie-nos sugestões ou mensagens.

   
Há mais de 7 anos a Clínica Alta Vista vem prestando um serviço de qualidade com atendimento personalizado, venha conferir. Medicom