Cirurgia de Catarata
Definição e Sintomas de Catarata:
A catarata é definida como qualquer opacificação do cristalino que dificulta a entrada de luz nos olhos, acarretando distúrbios da visão.
O olho humano possui uma lente natural formada por células organizadas longitudinalmente como uma casca de cebola e localizada no terço anterior do olho humano, entre a íris e o humor vítreo, chamado de cristalino. isto é a catarata nada mais é do que apoptose,morte, do tecido cristaliniano o que provoca a perda da transparência do cristalino.
As alterações visuais podem começar com halos noturnos na visão, dificuldade de percepção das cores(principalmente o branco e o azul),pequenas distorções visuais até a cegueira.
Inúmeros fatores de risco podem provocar ou acelerar o aparecimento de catarata, incluindo medicamentos (esteroides), substâncias tóxicas (nicotina), doenças metabólicas (diabetes mellitus, galactosemia, hipocalcemia, hipertiroidismo, doenças renais), trauma, radiações (UV, Raio X e outras), doença ocular (alta miopia, uveíte, pseudoexfoliação), cirurgia intraocular prévia (fístula antiglaucomatosa, vitrectomia posterior), infecção durante a gravidez (toxoplasmose, rubéola) e fatores nutricionais (desnutrição).
Classificação:
catarata congênita: presente ao nascimento
catarata secundária: aparece secundariamente, devido a fatores variados, tanto oculares (uveítes, tumores malignos intraoculares, glaucoma, descolamento de retina) como sistêmicos. No último caso, pode estar associada a traumatismos, moléstias endócrinas (diabetes mellitus, hipoparatireoidismo), causas tóxicas (corticoides tópicos e sistêmicos), exposição a radiações, traumatismos elétricos, entre outras.
catarata senil: opacidade do cristalino em consequência de alterações bioquímicas relacionadas à idade. Aproximadamente 85% das cataratas são classificadas como senis, com maior incidência na população acima de 50 anos. Nesses casos, não é considerada uma doença, mas um processo normal de envelhecimento.
Catarata Senil
Tratamento:
A prescrição de óculos tem efeito trasitorio e fugaz enquanto o tratamento cirúrgico é permante..
O tratamento cirúrgico é a única opção para recuperação da capacidade visual do portador de catarata. A cirurgia de catarata é realizada pela técnica de facoemulsificação. Esta técnica consiste na destruição da catarata através de um pequeno orifício no olho. Por este mesmo orifício uma lente dobrável é injetada.
A lentes dobráveis podem ser de diferentes tipos: material (acrílico, silicone, PMMA) , qualidade óptica (esférica ou asférica), correção de astigmatismo ( tórica ou não tórica), multifocal (bifocal ou trifocal).
As lentes multifocais são as lentes que dão independência dos óculos para longe, perto e intermediária já o laser na cirurgia de catarata (fento) tem a função de ajudar nos preparos para a efetiva cirurgia de catarata.
Dr. Elísio Bueno explica o que é catarata e como realiza o tratamento. Assista o vídeo: 👇
Conteúdo Relacionado: 👇