PAM – Potencial de Acuidade Macular

O que é o exame de acuidade visual a laser ou potencial de acuidade visual (PAM)?

 

Como o próprio nome diz, o PAM é um exame que avalia o potencial de visão do paciente. Este exame simula a visão do indivíduo, sem a influência das doenças presentes como, catarata, ceratocone, lesões corneanas diversas e opacidade de capsula posterior.
É bastante utilizado para ajudar na indicação de cirurgias oftalmológicas como catarata ou transplantes de córnea pois o exame me dá o potencial visual após a cirurgia.
O PAM ajuda o cirurgião na escolha da melhor lente intra ocular para os pacientes que forem submetidos a cirurgia de catarata.
 
 
 

Como é feito o exame do PAM?

 

 O PAM necessita de uma iluminação específica para observar a sensibilidade macular do paciente. O examinador acende um letreiro luminoso em que aparecem letras, números ou linhas paralelas  em que o paciente deve ler ou informar a direção das linhas paralelas. É um exame indolor no qual, na maioria das vezes, é realizada a dilatação da pupila que facilita a sua realização. Sugere-se que o paciente venha acompanhado e não dirija após o procedimento.

 

 

 

Orientações aos pacientes:

 

  • Exame realizado com dilatação pupila, por esse motivo orientamos que venham acompanhados.
  • Se for usuário de lente de contato: suspender o uso no dia do exame.
  • Fazer de preferência a receita dos últimos óculos.
catarata, pterigio, cirurgia refrativa, campo visual, oct, yag laser, limpeza de lente, capsulotomia, lente de contato, topografia de córnea, galilei, pentacan, tomografia de coerência óptica, ecobiometria, biometria ocular, ecografia ocular, ultrassom ocular,