Capsulotomia – YAG Laser

O que é capsulotomia YAG laser?

capsulotomia YAG Laser é um procedimento oftalmológico que visa tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino com segurança, eficácia e sem dor. A capsulotomia posterior com YAG laser é realizada na cápsula posterior do cristalino quando esta está opacificada. Normalmente, a opacificação da cápsula posterior ocorre como uma “complicação” da cirurgia de catarata.

A cirurgia de catarata por facoemulsificação permite a extração (“aspiração”) da catarata através de ultrassom. Na cirurgia de catarata por facoemulsificação, após retirado todo o cortex e o núcleo cristaliniano procede-se o implante de uma lente intra-ocular (LIO). O implante desta LIO é efetuado no lugar que era ocupado pelo cristalino, dentro do saco capsular. Atualmente, existem vários tipos de lentes para utilização na operação de catarata.

Após meses ou anos da cirurgia de catarata, a cápsula da lente pode tornar-se opaca. Esta opacificação ocorre em cerca de 30% dos olhos submetidos a cirurgia de catarata provocando redução da visão. Em algums casos, a opacidade pode tornar-se muito densa e causar diminuição de visão consideravelmente.

Embora algumas pessoas chamem a opacificação da cápsula posterior  como “catarata secundária”, ou “segunda catarata” ela, na realidade, não é uma catarata pois a mesma já foi removida cirurgicamente.

Capsulotomia YAG laser – Quando fazer?

Somente após avaliação com médico oftalmologista  poderá dizer qual o melhor momento para realização do procedimento de YAG laser e que exames são necessários para realização de um procedimento seguro. Normalmente é realizado pelo menos um mapeamento de retina e tonometria ocular antes do procedimento YAG laser .

Capsulotomia YAG laser – Como o exame é realizado?

YAG laser após cirurgia de catarata é efetuado para tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino através de um aparelho de laser Nd: YAG. O laser permite abrir a cápsula posterior através do orifício realizado de modo a restituir uma visão normal ao paciente.

A capsulotomia YAG laser é uma técnica realizada sob anestesia tópica (gotas de colírio anestésico) em regime  ambulatorial, podendo ser necessário uso de uma lente em contato com a córnea,  leva apenas alguns minutos a ser executada e é indolor (ausência de dor) tanto durante como após o procedimento médico.

Capsulotomia YAG laser – riscos, complicações

Como em qualquer procedimento médico, a capsulotomia por YAG laser, existem alguns riscos e complicações que não devem ser esquecidos, apesar de se tratar de um procedimento bastante seguro desde que realizado por médico especialista.

O aumento da pressão intra-ocular é a  complicação mais frequente da capsulotomia a laser  que ocorre nas primeiras horas após o procedimento médico. Nestes casos, o oftalmologista pode prescrever colírios para reduzir a pressão intra-ocular.

Outros possíveis riscos e complicações :

  • Edema macular;
  • Danos ou deslocamento da lente intra-ocular;
  • Inflamação intra-ocular;
  • Descolamento da retina

Capsulotomia YAG laser – cuidados posteriores

A capsulotomia é um procedimento realizado em ambulatório, podendo o paciente regressar para casa de imediato após o procedimento médico. A avaliação da pressão no olho (pressão intra-ocular) deve ser efetuada e controlada no pós YAG laser.

O doente pode retomar as suas atividades normais imediatamente após o procedimento de YAG laser. No caso de surgir dor nos olhos deve recorrer de imediato ao seu médico oftalmologista.

Após 10 dias deve retornar em consulta médica com seu oftalmologista para realização de novos exames de refração (grau dos óculos), tonometria ocular e mapeamento de retina e o que mais o médico oftalmologista achar necessário.

catarata, pterigio, cirurgia refrativa, campo visual, oct, yag laser, limpeza de lente, capsulotomia, lente de contato, topografia de córnea, galilei, pentacan, tomografia de coerência óptica, ecobiometria, biometria ocular, ecografia ocular, ultrassom ocular,
Fale Conosco

Nós não estamos online no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós vamos respondê-lo o mais breve possível.

Perguntas, questões ou preocupações? Adoraríamos ajudá-lo!

Clique para conversar